A Aclara Resources Inc. anuncia que sua subsidiária sediada nos Estados Unidos, Aclara Technologies Inc., firmou um Acordo Cooperativo de Pesquisa e Desenvolvimento (CRADA) com o Argonne National Laboratory (ANL), um laboratório nacional do Departamento de Energia dos EUA, para desenvolver um gêmeo digital habilitado por inteligência artificial para o processo de separação de terras raras pesadas da Aclara.
Pelo acordo, as empresas aproveitarão a plataforma de modelagem SolventX, do Argonne, juntamente com a liderança do Argonne em computação avançada, modelagem de processos e inteligência artificial, e incorporarão os dados proprietários em escala piloto da Aclara para desenvolver uma representação digital de alta fidelidade do processo de separação de terras raras. O gêmeo digital resultante permitirá simulação avançada, otimização e controle preditivo das operações de extração de solventes de terras raras pesadas.
“Esta colaboração com o Argonne representa um passo significativo em nossa estratégia para implantar uma plataforma de separação de terras raras de classe mundial e habilitada digitalmente nos Estados Unidos. Ao combinar nosso processo de separação proprietário e dados em escala piloto com as capacidades de classe mundial do Argonne em computação avançada e inteligência artificial, esperamos acelerar a implementação industrial, melhorar a eficiência e reduzir ainda mais os riscos de execução”, disse Hugh Broadhurst, Diretor de Operações da Aclara.
Para Seth Darling, Diretor de Ciência e Tecnologia de Tecnologias Avançadas de Energia do Argonne, a parceria exemplifica como a combinação das forças complementares da indústria, da academia e dos laboratórios nacionais pode acelerar o desenvolvimento e a implantação de tecnologias avançadas.
“Também reflete o papel do Argonne em traduzir pesquisas fundamentais e instalações exclusivas para usuários em capacidades tangíveis que apoiam a competitividade industrial dos EUA e fortalecem as cadeias de suprimentos domésticas para materiais críticos”. Esta colaboração baseia-se no desenvolvimento contínuo da Aclara de uma Planta Piloto de Separação de Terras Raras em parceria com a Virginia Tech, cuja inauguração está prevista para março de 2026. Juntas, essas iniciativas visam acelerar a transição da validação em escala piloto para a implantação industrial da plataforma de separação de terras raras da Aclara nos EUA.
Fonte: Brasil Mineral



