A produtora de ouro AngloGold Ashanti saiu na frente ao se tornar a primeira empresa do setor no Brasil a utilizar um scanner dinâmico em suas operações de Cuiabá (MG) e Serra Grande (GO), com a finalidade de monitoramento geomecânico. Trata-se de um equipamento que realiza monitoramento por meio de feixes de laser para escanear escavações subterrâneas e gerar imagens em 3D com precisão. É utilizado para avaliar como está a estrutura da rocha e se houve alguma movimentação ou mudança nas características naturais do maciço rochoso.
“Ele detecta deformações nas escavações, como deslocamentos e queda de blocos. Os principais dados que são obtidos são imagens de cores que representam possíveis movimentações da rocha. O equipamento gera um modelo em 3D das escavações que mostra se o maciço rochoso está estável ou instável. As cores quentes indicam áreas com deformação e formação de blocos instáveis, enquanto as cores frias apontam regiões onde já houve queda ou abatimento de possíveis blocos instáveis, os chamados chocos”, explica Marcelo Pereira, diretor de Mecânica das Rochas da AngloGold Ashanti.
O monitoramento com o scanner está sendo utilizado, inicialmente, para confirmar até onde a rocha foi impactada após os processos de detonação. A atuação do equipamento é importante porque as detonações geram vibrações que podem trincar o maciço rochoso e causar instabilidade e formação de blocos. “Com o scanner, conseguimos confirmar até qual distância essas áreas se prolongam em relação à região em que houve a detonação”, conta Marcelo.
Outra aplicação importante do scanner é o acompanhamento de deformações em acessos antigos das minas, que não possuem contenção superficial, as chamadas áreas de backlog.
Capacitação
As equipes de Topografia e Geomecânica passaram por treinamentos e foram capacitadas antes de iniciar o uso do novo sistema, que consiste em um scanner dinâmico e um software que retira as infraestruturas dos levantamentos. O monitoramento foi viabilizado com a aquisição do scanner de modelo RoverMap, junto com a contratação do sistema VoidMapper da empresa Caroni Geospatial, responsável pelo processamento das imagens capturadas pelo escaneamento.
O uso do scanner dinâmico como ferrramenta de monitoramento geomecânico reforça o compromisso da AngloGold Ashanti com a segurança operacional e a inovação tecnológica, ampliando o controle e contribuindo para um ambiente de trabalho cada vez mais seguro para todos.
Sobre a AngloGold Ashanti
A produtora de ouro AngloGold Ashanti é a indústria mais longeva do Brasil, com 191 anos de atuação no país. A empresa possui minas e plantas metalúrgicas e de beneficiamento nos estados de Minas Gerais e Goiás. Com cerca de 4.500 empregados diretos, as operações brasileiras estão entre as mais avançadas do mundo no campo da tecnologia de mineração, pela excelência dos equipamentos e processos utilizados e pelo desenvolvimento de soluções de engenharia, com foco em segurança e na prática de uma mineração responsável e de menor impacto possível ao meio ambiente.
A AngloGold Ashanti é a única empresa no país a integrar todas as etapas de produção de ouro, da pesquisa mineral, lavra e beneficiamento até a fundição e refino do ouro em barras. O grupo AngloGold Ashanti tem sede em Londres, no Reino Unido, e atuação em nove países, na África, América do Sul, América do Norte e Austrália. Empresa de capital aberto, suas ações são negociadas nas Bolsas de Valores de Nova Iorque (Estados Unidos), Joanesburgo (África do Sul) e Gana.