ANM lança painel sobre distribuição da mineração no Brasil

ANM lança painel sobre distribuição da mineração no Brasil

Iniciativa permite que qualquer cidadão acompanhe de forma rápida e dinâmica a distribuição da mineração pelo território nacional
painel anm captura de tela

A Agência Nacional de Mineração (ANM), por meio da Coordenação de Geoinformação Mineral (COGEO), lançou o painel “Distribuição da Mineração no Brasil”. O principal objetivo da ferramenta é oferecer uma visão abrangente e detalhada da distribuição da mineração pelo território brasileiro, possibilitando que sociedade e agentes regulados consigam visualizar informações relevantes de forma rápida e dinâmica.

Para o Diretor-Geral da ANM, Mauro Sousa, o painel representa um grande avanço para a gestão da informação sobre processos minerários no Brasil.

“Meses atrás compartilhei com os especialistas de geoinformação da Agência sobre a necessidade de desenvolvermos uma ferramenta que integrasse as principais informações sobre processos minerários em nosso país. No entanto, era fundamental que a entrega fosse acessível a toda a sociedade e que refletisse de maneira dinâmica a real situação das demandas sob responsabilidade da ANM, possibilitando, ainda, o cruzamento de dados, de acordo com os interesses do usuário. O resultado não poderia ter sido melhor: um grande produto, que reflete o nosso compromisso com a apresentação de dados confiáveis, atuais e, acima de tudo, disponíveis para todos”.

O painel apresenta uma grande variedade de filtros que permitem análises detalhadas quanto às áreas ocupadas pela mineração em relação à área total do território brasileiro.

Alguns exemplos de questionamentos que podem ser respondidos são:

  • Onde estão localizados os processos minerários na fase de lavra e qual a área ocupada por eles?
  • Quantos processos minerários estão na fase de autorização de pesquisa, qual a área ocupada e a distribuição desses processos no Brasil?
  • Quantos processos minerários existem no estado da Bahia, qual área ocupada, a distribuição desses processos em relação a determinada fase e determinado ano?

A ferramenta também atua de forma complementar ao Sistema de Informações Geográficas da Mineração (Sigmine), permitindo:

  • Análise espacial detalhada da distribuição dos processos minerários.
  • Planejamento e gestão do território.
  • Tomada de decisões com base em evidências.
  • Obter respostas rápidas para tomadas de decisões e questionamentos levantados;
  • Acompanhar diariamente a evolução da mineração no Brasil.

Confira AQUI o painel.

  • Fonte: site da ANM
Compartilhe nas mídias sociais

Você também pode gostar