Axía obtém licença ambiental e inicia sondagem no Projeto de Ouro Niquelândia

Axía obtém licença ambiental e inicia sondagem no Projeto de Ouro Niquelândia

Companhia inaugura escritório em Niquelândia e inicia abertura de quase 3 km de trincheiras para a primeira fase da sondagem exploratória
axia resouces
(Foto: Axía Resources/ Divulgação)

A Axía Resources anunciou o avanço das atividades de exploração no Projeto de Ouro Niquelândia, localizado a cerca de 360 quilômetros de Goiânia, no município de Niquelândia (GO). Com a recente conquista da licença ambiental, a empresa inaugurou um escritório local para fortalecer sua presença na região e dar continuidade ao programa de pesquisa mineral.

A Axía é uma empresa brasileira de mineração com foco em pesquisa mineral de metais estratégicos, como ouro, cobre, lítio, níquel, grafita e elementos de terras raras. Presente em Goiás, Tocantins e Bahia, a companhia possui 22 alvarás de pesquisa que abrangem cerca de 40 mil hectares. Entre os principais ativos da empresa está a jazida de cobre em Bom Jardim de Goiás, adquirida em leilão da CPRM em 2022 e atualmente em fase de pesquisa complementar para expansão de reservas.

Base operacional no município

A base operacional em Niquelândia será ponto estratégico para os geólogos da companhia, responsáveis por transformar os dados coletados em conhecimento técnico que guiará as próximas etapas do projeto. O espaço também funcionará como canal de relacionamento com autoridades, moradores e representantes da sociedade civil.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (SEMAD) concedeu licença ambiental para a empresa avançar com o projeto. Segundo o diretor executivo da Axía, Leonardo Prudente, os trabalhos já começaram com a abertura de quase 3 km de trincheiras.

“Já iniciamos a abertura de trincheiras para interceptar anomalias previamente delimitadas por estudos geoquímicos e evidências de garimpos históricos. Estão previstas aproximadamente 3 km de trincheiras licenciadas, que permitirão a realização de mapeamento geológico detalhado e amostragem sistemática”, destacou.

Ele explicou que as trincheiras serão fundamentais para definir os alvos da próxima etapa, que inclui sondagens exploratórias.

Potencial geológico e responsabilidade ambiental

O Projeto Niquelândia está localizado em uma província aurífera histórica, marcada pela presença da Falha do Rio Maranhão, estrutura geológica que favorece a formação de depósitos de ouro e cobre. A região, onde há registros de garimpo sazonal, reúne ainda importantes ocorrências auríferas, como Ouro Fino, Cocal, Morro do Avião, Dona Branca e Santa Rita.

Entre os resultados já obtidos pela companhia no programa de exploração, chama atenção uma amostra de rocha com 13.000 ppb de ouro, valor que confirma a presença significativa de mineralização na região.

“Nosso objetivo é avançar de forma consistente e transparente, contribuindo para o desenvolvimento mineral e econômico da região”, Leonardo Prudente – diretor- executivo.

Para Prudente, o Projeto Niquelândia reúne potencial geológico elevado e é conduzido de acordo com os mais altos padrões técnicos e ambientais.

Compartilhe nas mídias sociais

Você também pode gostar