A Câmara Setorial da Mineração (Casmin) deu início às atividades de 2025 com uma reunião estratégica realizada na Casa da Indústria, nesta segunda-feira (03/02). Liderado pelo presidente Wilson Borges, o encontro marcou a posse dos novos conselheiros e a definição de pautas prioritárias para o ano, com foco no fortalecimento e na desburocratização do setor mineral.
Além da posse dos novos conselheiros, a reunião destacou temas centrais para a agenda da mineração no estado e no país. Entre os pontos abordados, estiveram melhorias no Sistema Ipê, que busca simplificar e agilizar processos regulatórios, e a discussão de projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional, que impactam diretamente o setor e estão incluídos na Agenda Legislativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Outro destaque da reunião foi a apresentação dos preparativos para dois dos eventos mais importantes do setor, que acontecerão simultaneamente em junho, em Goiânia: a 3ª edição da Brasmin – Feira da Indústria da Mineração e o 9º Encontro Nacional da Média e Pequena Mineração. Os eventos, que reúnem representantes da mineração de todo o país, têm o objetivo de promover negócios, debater políticas para o setor e impulsionar novas oportunidades para a indústria mineral brasileira.
Nova diretoria assume compromisso com a mineração
Durante a reunião, foi oficializada a posse dos novos conselheiros da Casmin, que terão o desafio de conduzir as ações do colegiado em 2025. O presidente Wilson Borges e o vice-presidente Itair Nunes de Lima Junior estarão à frente dos trabalhos, acompanhados pelos novos conselheiros e com apoio dos demais presidentes dos sindicatos.
✅ Presidente: Wilson Antônio Borges
✅ Vice-Presidente: Itair Nunes de Lima Junior
✅ Membros:
Alexandre Vianna da Silva
Antônio Josino Meirelles Neto
Arandu Lauro Borba Rodrigues
Flavio Rassi
Joyce Rodrigues Lobo
Livia Marques de Almeida Parreira
Lucas Bernardino de Oliveira Gomes
Lucas Souza Campos
Luiz Antônio Vessani
Marduk Duarte
Nilo Bernardino Gomes
Pedro Burnier
Pedro Fábio Rassi
Wendel Montanaro Cardoso Mesquita
Com uma agenda focada em simplificação de processos, desenvolvimento sustentável e fortalecimento do setor mineral, a Casmin reforça seu compromisso em estimular o crescimento da mineração, garantindo que o setor continue sendo um dos pilares da economia goiana e nacional.