Goiás lidera movimento de inovação em tecnologia mineral

Goiás lidera movimento de inovação em tecnologia mineral

Em um movimento pioneiro, Goiás se posiciona na vanguarda da inovação em tecnologia mineral com a realização do 1º Encontro de Competências de Tecnologia Mineral e Inovação, reunindo principais referências nacionais do setor em Goiânia (GO), no dia 20 de fevereiro
pesquisar usando microscópio em laboratório
Setor de mineração embarca em uma nova era de inovações e melhorias que terão um impacto global (Foto: Artem Podrez)

À medida que o mundo enfrenta desafios críticos, a mineração emerge como um setor chave para soluções sustentáveis. Em um movimento pioneiro, Goiás se posiciona na vanguarda da inovação em tecnologia mineral com a realização do 1º Encontro de Competências de Tecnologia Mineral e Inovação.

Organizado pelo MINDE, o evento será um marco na jornada do Brasil rumo ao futuro da mineração, reunindo especialistas de todo o país em Goiânia, no dia 20 de fevereiro, das 8h30 às 18h, na FIEG – Casa da Indústria.

O setor de mineração embarca em uma nova era de inovações e melhorias que terão um impacto global, e o encontro será uma plataforma crucial para discutir os cenários e os caminhos do desenvolvimento tecnológico mineral, fundamental para atender questões mundiais urgentes, como a transição energética, a descoberta e exploração de novos minerais, a segurança alimentar e a verticalização da indústria mineral.

A necessidade de desenvolver tecnologia mineral nunca foi tão premente. Com o setor enfrentando desafios de sustentabilidade e eficiência, a iniciativa do SIEEG-DF é uma resposta direta a essa urgência.

Encontro

Com a presença das principais referências no campo da tecnologia mineral do Brasil, abrangendo os setores acadêmicos, governamentais e empresariais, o 1º Encontro de Competências de Tecnologia Mineral e Inovação visa discutir o cenário atual do desenvolvimento tecnológico mineral, mapear inovações que estão remodelando a mineração, identificar capacidades e explorar oportunidades para posicionar o Brasil como um líder inovador e sustentável no cenário da mineração mundial.

A programação inclui painel e mesa-redonda em torno de temas como capacidade instalada dos centros tecnológicos, pesquisa mineral, inovação e políticas de desenvolvimento tecnológico.

Luiz Antônio Vessani, presidente do MINDE destaca: “Entendemos que o setor, crucial para o progresso do país, necessita de maior cooperação entre atores especializados e de um equilíbrio entre recursos minerais, capital e tecnologia. O 1º Encontro é um esforço colaborativo para avançarmos em tecnologia, enfrentando o desafio da deficiência do parque tecnológico nacional. Em Goiás, temos centros de tecnologia de excelência. São capacidades de ponta, mas que, atualmente, estão desarticuladas. A sinergia entre esses centros de Goiás e de outras unidades da Federação tem enorme potencial para aprimorar a exploração mineral brasileira.”

Mineração no centro da transição energética

A transição global para fontes de energia mais limpas e sustentáveis está intrinsecamente ligada à mineração. Enquanto a China, atualmente, domina o mercado, detendo cerca de 80% dos insumos essenciais para esta transição, o Brasil emerge como um potencial concorrente de peso, especialmente devido às vastas jazidas de terras raras em estados como Goiás e Minas Gerais.

Para atender à crescente demanda por uma diversidade e quantidade de minerais maiores do que a produção atual fornece, o desenvolvimento de tecnologias inovadoras se faz crucial. Essas inovações são a chave para expandir a capacidade produtiva do Brasil e posicionar o país como um líder significativo no fornecimento de minerais vitais para a nova era energética.

Inovação na exploração de minerais

Enfrentamos a tendência de esgotamento de reservas atuais de minerais, como, por exemplo, a bauxita, mineral chave na produção de alumínio. A busca por um substituto viável e a tecnologia para explorá-lo são urgentes.

O encontro abordará a necessidade de pesquisa e inovação para descobrir e viabilizar a exploração sustentável de novos minerais que garantam, de forma eficiente, a continuidade do desenvolvimento econômico e social.

 Mineração e segurança alimentar

A mineração desempenha um papel crucial na segurança alimentar global, especialmente na exploração de fertilizantes naturais. O evento destacará a importância da tecnologia na exploração sustentável de recursos como esses, que são essenciais à vida.

Agregando valor à cadeia mineral

A verticalização da produção mineral é outro aspecto chave para agregar valor à cadeia. Tecnologia e inovação são fundamentais para tornar isso uma realidade, permitindo que o Brasil não apenas extraia, mas também processe minerais, aumentando o valor agregado e a competitividade no mercado global.

Participantes

O 1º Encontro de Competências de Tecnologia Mineral e Inovação contará com a presença de representantes de instituições-chave, incluindo o Ministério de Minas e Energia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, UFCAT, IPT, CETEM, CASMIN, EMBRAPII, FINEP, ANM, SGB, ABPM, ADIMB, Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços de Goiás (SIC) e SGS Geosol.

Programação

  • 8h30: Painel sobre Capacidade Instalada dos Centros Tecnológicos, com moderação de Miguel Nery (ABPM) e participação de especialistas de diversas instituições.
  • 13h30: Mesa-Redonda sobre Sinergias para o Desenvolvimento Tecnológico, moderada por Wilson Borges (CASMIN) e com a presença de líderes do setor.

 Serviço

  • Evento: 1º Encontro de Competências e Inovação
  • Data: 20 de fevereiro
  • Horário: das 8h30 às 18h
  • Local: FIEG – Casa da Indústria (Edifício Albano Franco – Av. Araguaia, 1544 – Leste Vila Nova, Goiânia)

 

 

 

 

Compartilhe nas mídias sociais

Você também pode gostar