Governo de Goiás anuncia criação de centro de pesquisa de terras raras em Catalão

Governo de Goiás anuncia criação de centro de pesquisa de terras raras em Catalão

Anúncio foi feito pelo vice-governador Daniel Vilela nesta quarta-feira (20/8), durante as comemorações pelos 166 anos do município
daniel vilela em catalão andré costa
Daniel Vilela anuncia centro de pesquisa em terras raras e confirma duplicação da GO-330 em Catalão (Foto: André Costa)

Catalão será sede do maior centro brasileiro de referência em terras raras. O anúncio foi feito pelo vice-governador Daniel Vilela nesta quarta-feira (20/08), durante as comemorações pelos 166 anos do município. A unidade de pesquisa será instalada em parceria com a Universidade Federal de Catalão (UFCat) e empresas internacionais, colocando o município no mapa estratégico da indústria tecnológica e automotiva.

“As terras raras têm sido motivo de discussão de geopolítica internacional e somos o estado brasileiro com maior potencial nesse minério. Com o apoio do Governo de Goiás, vamos criar esse centro de excelência em pesquisa e ciência para alavancar ainda mais a mineração”, afirmou Daniel. “Essa é uma notícia de grande importância, que deve trazer para esta cidade pesquisadores de todo o país”, completou.

O evento em Catalão também marcou a confirmação de que, em cinco dias, será assinada a ordem de serviço para duplicação da GO-330. O primeiro subtrecho terá 11,7 quilômetros, entre o Posto Policial de Catalão e o trevo da GO-305, com investimento de R$ 149 milhões. O projeto inclui restauração e alargamento da pista, nova pavimentação em três camadas de CBUQ, ponte de 60 metros sobre o Córrego Cachoeirinha e três alças de retorno.

“Voltaremos em poucos dias com as máquinas em operação. Essa obra é um desejo antigo da população e fundamental para a segurança e para a inteligência logística que vai impulsionar ainda mais o desenvolvimento de Catalão e de toda a região”, disse o vice-governador.

Fonte: Vice-Governadoria – Governo de Goiás

Compartilhe nas mídias sociais

Você também pode gostar