O setor mineral, historicamente essencial para o desenvolvimento do Brasil, foi celebrado na entrega do Prêmio de Inovação FIEG, no último dia 10 de outubro. A premiação consolidou as mineradoras associadas ao MINDE como líderes no desenvolvimento tecnológico e na modernização do setor, ganhando destaque em diversas categorias.
Das 12 premiações distribuídas, 6 foram conquistadas por mineradoras, mostrando que a mineração é inovação, empreendedorismo e excelência em segurança e processos.
Premiadas
A Anglo American Níquel Brasil foi premiada com o 2º e 3º lugares em Inovação de Processo e o 2º lugar em Inovação de Produto, com cases que incluem o projeto de Planta de Recuperação de Metais e Reaproveitamento da Escória da Redução, que utiliza a biolixiviação para recuperar metais e reutilizar resíduos, e o projeto de Briquete Autorredutor de Minério de Níquel Utilizando Biomassa, que substitui o carvão mineral por biomassa de eucalipto renovável, promovendo inovação e sustentabilidade no processo de redução de níquel.
Já a AngloGold Ashanti/Mineração Serra Grande destacou-se com o 3º lugar em Startups e Empreendedorismo e o 3º lugar em Inovação de Produto. Seu programa Parcerias Sustentáveis tem apoiado desde 2010 mais de 290 iniciativas de impacto socioambiental, beneficiando diretamente mais de 65 mil pessoas e promovendo o empreendedorismo social nas comunidades vizinhas às suas operações, especialmente em Crixás.
A Lundin Mining levou o 3º lugar em Inovação em Segurança do Trabalho, com o case sobre a implementação de um robusto Programa de Gerenciamento de Riscos Fatais, que envolve toda a empresa em campanhas educativas, simulações de emergência e a criação de cenários de riscos mapeados para fomentar a cultura de segurança.
Esse reconhecimento não é algo isolado. No Prêmio FIEG de Sustentabilidade, empresas como a Mosaic Fertilizantes e a Mineração Serra Verde já haviam sido premiadas por suas práticas voltadas à sustentabilidade, destacando que a mineração está alinhada com os desafios da transição energética e a eficiência no uso de recursos naturais.
A atuação das mineradoras também posiciona Goiás e o Brasil como referências globais em inovação mineral, atraindo olhares e investimentos para o setor. É a consolidação de anos de trabalho e avanço contínuo, provando que, além de sua contribuição para o PIB e para a geração de empregos, a mineração também é parte essencial na construção de um futuro mais tecnológico, inovador e sustentável.
Sobre o MINDE
O MINDE – Sindicato das Indústrias de Mineração GO e DF é a nova identidade do SIEEG-DF, refletindo o compromisso do sindicato com a modernização e inovação no setor mineral. Conectamos empresas ao longo de toda a cadeia de valor, promovendo práticas responsáveis e incentivando o uso de novas tecnologias. Nossa atuação visa fortalecer as relações do setor, influenciar positivamente os tomadores de decisão e contribuir para o desenvolvimento da sociedade. Com foco no futuro, o MINDE continua a liderar a transformação do setor, conectando inovação e tecnologia para garantir um crescimento sólido e responsável.