Comitiva da FIEG, SIC e MINDE visita a Mosaic, em Catalão, e reforça a importância da inovação e manejo responsável no setor mineral
A mineração e a produção de fertilizantes desempenham um papel estratégico no desenvolvimento econômico e no fortalecimento do agronegócio brasileiro. Para acompanhar de perto as operações e os investimentos em inovação do setor, uma comitiva composta por representantes da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços de Goiás (SIC) e do MINDE visitou o Complexo Mineroquímico da Mosaic Fertilizantes em Catalão.
O grupo, que contou com a participação do presidente do MINDE, Luiz Vessani, foi recebido por executivos da empresa e profissionais das áreas de exploração mineral, beneficiamento, manutenção industrial, segurança e gestão ambiental.
“A Mosaic é um exemplo de mineração moderna, eficiente e sustentável. Suas unidades são extremamente limpas e bem estruturadas, e sua atuação vai muito além do fornecimento de fertilizantes. O ácido fluossilícico, produzido a partir da industrialização do fosfato, é essencial para fluoretação da água potável, e poucas pessoas sabem disso. A empresa também está investindo fortemente em biotecnologia para fertilizantes, com foco em insumos orgânicos e micro-organismos, o que demonstra seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade. Além disso, a unidade de Catalão tem um histórico importante: em operação desde 1982, surgiu a partir de uma iniciativa da política estadual de mineração e hoje é referência nacional. O cuidado da Mosaic com o meio ambiente e sua equipe altamente qualificada fazem dela uma grande parceira no desenvolvimento de Goiás e uma associada exemplar do MINDE.”
Durante a visita, o gerente industrial Gilmar Araújo destacou os avanços tecnológicos, os investimentos em segurança e o compromisso da Mosaic com a sustentabilidade.
“As operações da Mosaic em Goiás têm grande relevância para a nossa produção como um todo, a região é estratégica para nós. Estamos satisfeitos em contribuir para o crescimento econômico do estado, ao mesmo tempo em que estimulamos o setor de mineração com práticas que priorizam a responsabilidade e a sustentabilidade”, afirma Gilmar Araújo.
Com atuação em mais de 10 estados, a Mosaic se posiciona como a principal mineradora de fosfato do Brasil, respondendo por mais da metade do fosfato consumido em Goiás. A empresa opera de forma totalmente verticalizada, destinando todo o seu concentrado para suas unidades de transformação em Catalão e Uberlândia. Além do fosfato, a Mosaic também gera coprodutos essenciais, como gesso e ácido fluossilícico, este último fundamental para o saneamento básico, pois viabiliza a adição de flúor à água potável.
O presidente da Câmara Serial de Mineração (Casmin) da Fieg, Wilson Borges, reforça a importância da produção de fertilizantes da Mosaic.
“Mosaic atende a 20% da demanda consumo de fertilizantes no país, um empreendimento de grande relevância para desenvolvimento sócio econômico da região”, destaca.
O titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços de Goiás (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho, destaca que a unidade gera aproximadamente 1,8 mil empregos diretos e indiretos em Catalão, além de incentivar a contratação e o desenvolvimento de fornecedores locais, contribuindo para a expansão da economia regional.
“A Mosaic desempenha um papel estratégico na economia de Goiás, fortalecendo a produção agrícola com insumos essenciais e gerando milhares de postos de trabalho. A visita ao Complexo Mineroquímico de Catalão reforça o compromisso do Governo de Goiás em apoiar investimentos que impulsionam o desenvolvimento sustentável, promovendo inovação, responsabilidade socioambiental e crescimento para o estado”, afirma o secretário Joel de Sant’Anna.
O presidente da FIEG, André Rocha, também ressaltou a relevância da indústria de fertilizantes para a economia goiana.
“A parceria com empresas como a Mosaic garante inovação, qualificação profissional e fortalecimento da indústria”.
A agenda da visita também incluiu debates sobre os desafios do setor e oportunidades para ampliar a competitividade da indústria de fertilizantes. Para o MINDE, iniciativas como essa reforçam a importância de uma mineração moderna, sustentável e essencial para o futuro do Brasil.
Mosaic
Com sede em Tampa, na Flórida (EUA), a Mosaic Company opera na América do Norte, Ásia e América do Sul –, empregando mais de 12 mil pessoas e entregando cerca de 27 milhões de toneladas de fertilizantes para mais de 40 países.