Mosaic acelera estratégia de descarbonização da empresa

Mosaic acelera estratégia de descarbonização da empresa

Parceria com a Casa dos Ventos para fornecimento de energia eólica está alinhada ao cumprimento da meta net zero 2040 da companhia
turbinas eólicas no por do sol
Mosaic antecipa o início do projeto comercial firmado com a Casa dos Ventos, referência na geração de energia renovável (Foto: Divulgação)
Em linha com o objetivo de alcançar as metas de redução de emissões de carbono, a Mosaic antecipa o início do projeto comercial firmado com a Casa dos Ventos, referência na geração de energia renovável e protagonista da transição energética brasileira, que prevê o fornecimento de 30 MWm de energia eólica ao longo de 14 anos. A iniciativa, que estava programada para começar apenas em 2026, foi antecipada para dezembro de 2024, devido ao fechamento antecipado da parceria com a Casa dos Ventos e início da operação do Complexo Eólico Umari, no Rio Grande do Norte.
A Mosaic assumiu, de forma global, o compromisso de zerar suas emissões de gases do efeito estufa (GEE) até 2040.
Para isso, vem desenvolvendo diversas ações em dois escopos de atuação. No primeiro, diz respeito a eliminar as emissões provenientes das atividades produtivas da empresa, geradas de forma direta; já no segundo, a companhia visa reduzir as emissões indiretas, aquelas geradas pelo consumo de eletricidade.
“Com o objetivo de alcançar essa meta, reiteramos o nosso compromisso com a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas ao buscarmos acelerar o início da execução do acordo no final de 2024. Entendemos a relevância do setor empresarial na descarbonização de forma global, por isso buscamos fazer a nossa parte para colaborar com esse movimento mundial”, afirma Letícia Salles, Gerente de Transição Energética da Mosaic.
“Somos parceiros estratégicos da Mosaic para atingir as metas de descarbonização e com a antecipação da operação comercial de Umari, que aconteceu no primeiro semestre deste ano, foi possível iniciar este acordo ainda em 2024. Essa conquista é fruto do trabalho incansável do nosso time que tem a tradição de entregar os projetos antes dos prazos estabelecidos”, explica Lucas Araripe, diretor-executivo da Casa dos Ventos.

Projeto piloto

O acordo comercial firmado entre a Mosaic e a Casa dos Ventos configura-se com um projeto piloto, havendo a possibilidade futura de expansão e está alinhado ao segundo escopo de atuação para reduzir as emissões de GEE. Esse fornecimento de energia limpa equivale a uma redução de 24,5 mil toneladas, ou seja, 30% do total de emissões atmosféricas da companhia, referente ao valor emitido por 15.705 carros, conforme cálculos da Casa dos Ventos, considerando fatores de emissão do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e consumo médio de combustível do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).
A energia produzida pelo Complexo Eólico Umari será destinada às unidades de produção de fosfato da Mosaic no país, conforme necessidade de consumo mensal de cada unidade. Com a parceria, a Mosaic se torna autoprodutora de energia limpa. O projeto suprirá 30% das necessidades de energia contratadas pela empresa entre 2024 a 2039.

Sobre a Mosaic

Com a missão de ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa, a Mosaic atua da mina ao campo buscando solucionar desafios de maneira diferente, refletindo seu espírito inovador reconhecido mundialmente. A empresa entrega cerca de 27,2 milhões de toneladas de fertilizantes ao ano para 40 países, sendo uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados. Sua produção se dá com base em conhecimentos sólidos, adquiridos a partir de evidências científicas que garantem a eficácia de seus produtos.
Opera na mineração, produção, importação, comercialização e distribuição de fertilizantes, incluindo bioinsumos, para aplicação em diversas culturas agrícolas, ingredientes para nutrição animal e produtos industriais. No Brasil, está presente em mais de dez estados, tendo presença também no Paraguai, com profissionais que trabalham diariamente comprometidos com a ética. Em outubro de 2024, a empresa completou duas décadas de compromisso em ajudar a alimentar uma população global cada vez maior, promovendo, para isso, ações que visam transformar a produtividade do campo e a realidade dos locais onde atua, de forma segura, sustentável e inclusiva. Para mais informações, visite www.mosaicco.com.br. Siga-nos no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe também nossos canais de conteúdo Nutrição de Safras e NutriMosaic.

Sobre a Casa dos Ventos

Somos referência em energia renovável e protagonista na transição energética do Brasil. Com quase duas décadas de atuação, temos conhecimento em todos os elos da cadeia do setor e trabalhamos para que nossos clientes tenham redução de custos e atinjam suas metas de emissão de forma eficiente e sustentável.
Para avançar em nossa posição de relevância no setor, possuímos, conjuntamente com empresas do grupo, o maior portfólio de projetos eólicos e solares do País, com aproximadamente 30 GW de capacidade. Aceleramos nosso crescimento por meio da joint venture com a TotalEnergies, uma das maiores empresas de energia do mundo, e nos tornamos o veículo exclusivo de renováveis da multinacional no país.
Somos signatários do Pacto Global da ONU e trabalhamos de forma alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às melhores práticas de ESG; preservamos os biomas locais e desenvolvemos projetos sociais nas comunidades em que estamos presentes, de modo a contribuirmos para impulsionar o Brasil rumo a uma economia de baixo carbono.
Compartilhe nas mídias sociais

Você também pode gostar