Terra Goyana e Bautek recebem visita técnica de comitiva da Fieg

Terra Goyana e Bautek recebem visita técnica de comitiva da Fieg

Agenda foi marcada pelo foco na verticalização da mineração e na geração de valor agregado a partir de recursos minerais goianos
visita terra goyana
(Foto: Fieg)

A comitiva da Fieg realizou uma visita técnica, na quinta-feira (22), em Barro Alto (GO), às instalações da Terra Goyana Mineração e da Bautek Minerais Industriais. A agenda foi marcada pelo foco na verticalização da mineração e na geração de valor agregado a partir de recursos minerais goianos.

Acompanhado por Luiz Antônio Vessani, presidente do Sindicato da Indústria da Mineração do Estado de Goiás e do Distrito Federal (Minde), e por Itair Nunes de Lima Junior, presidente da Câmara Setorial da Mineração da Fieg (Casmin), Rocha foi recebido pela equipe responsável pelo empreendimento. A comitiva participou de apresentações técnicas e percorreu áreas operacionais da planta, localizada a cerca de 1.500 metros de altitude.

Durante a visita, André Rocha ressaltou a importância do projeto para o avanço da mineração em Goiás.

“O Vessani prospectou aqui na região desde 1999, e a partir de 2012 para 2013 e começou a minerar. Mas o mais importante é que, além da mineração em si, hoje há mais de 300 funcionários e empresas como a Santos Penteado e a Bautek trabalhando juntas para também fazer os processos posteriores de industrialização. Aqui estamos vendo o que é subir a terra: transformar o recurso mineral em oportunidade para o estado”, afirmou.

Luiz Antônio Vessani, geólogo e empresário com atuação destacada no setor mineral, reforçou que o projeto é resultado de um trabalho técnico e 100% nacional.

“É um projeto goiano, genuíno. A jazida foi descoberta com critério técnico em 1999, e em 2013 entramos em produção. Começamos fornecendo bauxita para a indústria de alumínio, como o grupo Votorantim, e depois passamos a agregar valor, fabricando insumos industriais a partir da bauxita e da argila. Esses insumos são utilizados por outras indústrias, que também agregam valor e geram produtos para o mercado. Ou seja, além de produzir um bem mineral, o projeto atrai novas oportunidades industriais para Goiás”, explicou.

O presidente da Casmin, Itair Nunes de Lima Junior, destacou a importância da inclusão da mineração no programa de incentivos estaduais.

“O que a Terra Goyana e a Bautek fazem aqui em Barro Alto, com apoio do ProGoiás, precisa servir de exemplo para todo o estado. Com esses incentivos, é possível expandir a verticalização do processo industrial mineral em Goiás. Destaco aqui o trabalho da rede do sindicato e, especialmente, do secretário Joel Santana Braga, que nos ajudou junto ao governador Ronaldo Caiado a garantir esse espaço. Nesta visita, tivemos uma verdadeira aula de mineração e de geologia com o professor Vessani”, completou.

Fonte: Fieg

Compartilhe nas mídias sociais

Você também pode gostar